ACTIVIDADES ELEMENTALES AL COLECCIONAR …
Recortar el sello:
Para recortar el sello del sobre hay que ser muy cuidadoso, ya que si por error se le corta algo al sello éste pierde su valor, por lo tanto se recortarán dejando un margen de 1 centímetro por lo menos.
Molhar o selo.
Para poder decolar o selo, é necessário,-lo da forma seguinte: Depois de tê-los recortado, será colocado um recipiente com água, pode ser um prato hondo ou um recipiente procurado para tal efeito nas lojas de tudo a cem, não tem que ser Muito grande, como muito 20 ou 30 centímetros de diâmetro. No recipiente vai colocar a água o suficiente para cobrir os selos completamente. É conveniente que a água esteja temperado (não fervendo), será adicionado um pouco de sal (o sal é para evitar que a tinta do carimbo de correr e se manche o selo)
Despegar el sello.
Los sellos se dejará en agua al menos 15 minutos, con lo que casi se despegarán solos. Los que no lo hagan se les ayudará con la mano, cogiendo con una mano el sello y con mucho cuidado retirando el papel. Si aún así no se despegara bien hay que dejarlo más tiempo en agua. Al despegarlos se irán poniendo en el filo del recipiente para que escurran las gotas más gordas de agua.
Secar el sello.
Después de haberlos escurrido los sellos hay que secarlos completamente. La mejor forma será así: Se habrán preparada previamente unas hojas de periódico dobladas, y sobre ellas se irán depositando los sellos con el dibujo sobre el periódico para evitar que se peguen con la goma todavía húmeda. Se dejarán en el periódico hasta que empiecen a ondularse y que no tengan ya ninguna agua en gotas. A continuación se pueden poner entre las hojas de algún libro viejo que tengamos, (es importante que no tenga las hojas de brillo, pues se pega el sello) o también se pueden “planchar” poniendo otra hoja de periódico encima de los sellos, y se les pondrá algo de peso para que al secarse queden planchados completamente.
Dicas para uma excelente exposição filatélica
O título é importantíssimo:
O título limite espacial, cronologicamente ou geograficamente o que se vai desenvolver depois na coleção. É recomendável escolher aquele motivo que goste ou pela qual se sinta curiosidade. A variedade para fazer uma coleção é tão extensa quanto a própria imaginação. Há selos de tudo ou quase tudo. Uma vez que se escolhe, é preciso elaborar um roteiro com as linhas em que se quer indagar. É aconselhável entrar em contato com a sociedade filatélica local para que avalie o projeto e indique onde você pode obter o que se procura. Nas bibliotecas, sociedades filatélicas e na internet pode-se encontrar informações e documentação sobre o tema. O título pode ser criativo, mas deve refletir claramente o que vamos expor, em todo o caso vamos de um subtítulo que se concretize o que de forma poética temos intitulado. Vamos dar muitas voltas ao título e se for preciso vamos mudar, até o podemos deixar para o fim.
O guião.
O índice deve se considerar muito, repensar, escrever, enviá-lo para um amigo, dar-lhe muitas voltas, é a chave do sucesso. Temos que contar uma história que começa e acaba, uma folha leva para a outra e assim por diante. Os capítulos devem ser equilibrados, o número de subcapítulos igualmente deve ser parecido em cada um deles. Usar a numeração de um e de dois dígitos (1.1, 1.2,…). Não acabar nunca com um capítulo “gaveta de alfaiate” onde vamos colocar aquele material que não soubemos onde colocar.
MONTAR LA COLECCIÓN
Una vez que tenemos el título y el plan, vamos a ir montando las piezas que “contarán” la historia. Por tanto no es cuestión de que el sobre va abajo y el sello arriba, cada pieza irán donde le toque en la secuencia del guión. El montaje debe ser claro, en láminas claras, nada de colorines ni de mapitas o figuras (si necesitamos un mapa hay sellos o enteropostales de mapas).
Tipo de papel
O papel não pode ser muito leve pois deve suportar além de selos, documentos mais pesados. Mas ao mesmo tempo tem que ter a flexibilidade suficiente para passar sem problemas por impressoras de injeção de tinta, as mais populares atualmente, ou até mesmo pelas máquinas de escrever. Uma espessura do papel de 175 a 225 gramas cumpre com os dois requisitos.
Cor
O que devem destacar são as peças, por isso o papel deve ser o mais neutro possível. Folhas brancas ou de uma tênue cor marfim, cinza ou azulado, são as mais adequadas. De qualquer forma, as cores estridente devem ser evitadas.
O texto tematico
Temos que contar a história através do texto temático, mas é importante adicionar um texto filatelista que explique a peça. Isso também é fundamental por que? – Porque há uma avaliação do júri sobre o conhecimento, se eu coloco uma carta vou ter que demonstrar que tenho conhecimentos de história postal, que se de tarifas postais e por que leva esses selos. Vou ter que demonstrar que se dê encaminhadores, ou se é um lacre e faço um estudo, terei que saber todas as variedades de vejos, de sobrecarga ou do que eu faça essa pesquisa. Isso conta e não vale com que se saiba, é preciso escrevê-lo (sem passar! Também não se trata de transformar a folha em um livro com muito texto e poucas peças).
EL MATERIAL
No olvidarse que el rey es el sello, muchos sellos, pero no solo sellos, hay que intentar meter mucha variedad de piezas: enteropostales, cartas circuladas (olvidarse de los sobres de exposiciones con viñetas, estas se deben en todo caso tapar a modo de ventana), aerogramas, primeros vuelos, pruebas de todo tipo, intentar cuando llegue el momento meter algún diseño original de alguna pieza, también toponímicos basados en marcas prefilatélicas, alguna tarjeta máxima (pero que sean pocas y realmente que cumplan con los criterios de la Maximofilia).